sábado, 13 de março de 2010

Planos Baixos (fragmentos)

 *imagem de referência desconhecida
(...)

As pessoas hoje são planificadas. Provavelmente sempre foram. Tudo o que fazem é fugir ao padrão indo de encontro ao mesmo. E fora deste estrato reside o supostamente decadente, marginal. E mesmo o marginal parece ser planificado.

Planificar é renegar-se. É muito menos problemático fugir de si do que entender o mundo interno que nos faz amplitude. Porque temos uma sonoridade interna, uma vibração que mesmo suprimida nos reivindica a cada instante da massificação. E mesmo assim, vive-se e julga-se o que há no outro e que muitas vezes espelha o que somos ou o que no íntimo almejamos ser.

O ser humano é este território sem trilhas ou margens ainda definidas. Seus sentidos lhe enganam e mesmo desta forma são criadores de novos formatos, pequenos focos, pequenos entalhes distribuídos num sortimento de lapidações. Somos mais do que a possibilidade de um sentido para esta construção, pois nos reinventamos constantemente numa dança que nos expõem em fraquezas, vicissitudes, vigor ou coisa alguma definida. Por isso muitos de nós preferem a planificação: a exposição de que somos sem couraças agride tudo o que há de palpável em nós e geralmente nos condena moralmente a nós mesmo – numa auto-flagelação, mais que uma agressão coletiva. Expor o que não entendemos a nosso respeito dói, e não há conclusões certeiras, e em suma, é também caminho.

(...)

Gosto de me extenuar neste gosto do que sou. No gosto, não tanto no entendimento.(...)

2 comentários:

  1. A profundidade do teu texto e a beleza do teu ser enfeitiça:)))*
    Existem os que tentam se defender do que pensam ser os critérios de avaliação qualitativa. Uma forma de demonstrar se se serve para uma profissão, uma amizade ou um relacionamento mais estreito.
    Desde há muito que a técnica da camuflagem se dissipou e agora já se pensa saber quem são os verdadeiros herois nesta jornada. Talvez aqueles que temem se assumir como fracos devessem aprender que são mais importantes do que meras opiniões.
    bjs:)*

    ResponderExcluir
  2. Exato!
    É hora de assumir-se - a falta disso geralmente atrapalha o mundo como um todo...

    Oh, querido... a beleza do que escrevo não é maior que a perfeição de que você faz uso quando se comunica com o mundo através de sua arte...

    bjs mil
    ^^

    ResponderExcluir